quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Resolvendo problemas de conectividade do McAfee Total Protection

Esses dias estive num cliente com o seguinte cenário: McAfee Total Protection instalado na rede como solução de segurança. Por razões internas, o firewall é desativado nas estações e servidores. Mas acontece que foi liberada uma atualização da versão, que, ao instalar, ativou o firewall.
Resultado: ninguém na rede conseguia acessar o servidor.
Como não era a primeira vez que isso acontecia, partiram para a desinstalação do produto e instalação, sem o firewall. Isso foi realizado com o suporte McAfee. Mesmo assim, não tinha comunicação entre servidor e estações de trabalho.
A parte engraçada era que o servidor conseguia acessar outros serviços de rede como cliente (proxy, banco de dados e até unidades de rede mapeadas - NetBIOS), mas não conseguia resposta de um comando ping e ninguém conseguia acessar seus arquivos.
Depois de muito bater a cabeça, desinstalando várias vezes o AV, sem sucesso, resetando o protocolo TCP/IP, achei este artigo "How to uninstall or reinstall supported McAfee consumer products using the McAfee Consumer Products Removal tool (MCPR.exe)" que foi minha salvação. E olha que já havia usado o próprio desinstalador do Total Protection, disponibilizado na página de gerenciamento do produto.
Após seguir os procedimentos descritos, baixar a ferramenta, reinicializar o servidor, tudo voltou ao normal.
Fica a dica!

Para baixar o MCPR.exe, clique aqui.

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